Como Surgimos

Edição: Xico                Denúncias                Comentários

Estamos dando um novo passo e queremos dividir a história da AGERSA com vocês.

A criação das agências reguladoras partiu do reconhecimento das deficiências do Estado tradicional em atender as demandas sociais nos mais diversos campos dos serviços públicos dos países – telefonia, energia elétrica, transportes terrestres, petróleo, água, esgoto, etc.

Historicamente, os Estados Unidos foram os pioneiros na criação de instituições equivalentes às agências reguladoras, no início do século XIX. No Brasil, a Anatel, foi a primeira agência reguladora a ser instalada no país, com a missão de regular o setor de telecomunicações.

No estado da Bahia a largada foi dada através da AGERBA , em 1998, criada com o intuito de regular a prestação dos serviços públicos de energia, transportes e comunicações. Seguindo os avanços regulatórios no estado, como instrumento de proteção e segurança aos serviços de saneamento básico surge a CORESAB - Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia, em 2008. Neste momento é dado início a materialização da AGERSA.

Em 29 de novembro de 2012 é criada a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia – AGERSA, uma Autarquia em Regime Especial, a fim de consolidar a regulação dos serviços de saneamento básico no estado.

Atualmente a AGERSA é vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento – SIHS.

Confira as fotos:

Fonte: Google, 2019.                                        

 

Localização